O Google segue com sua divertida tradição de modificar a sua logomarca para lembrar de eventos importantes, personalidades históricas e datas especiais. Dessa vez, eles resolveram fazer menção ao aniversário de 100 anos de nascimento de uma das personalidades mais importantes de todos os tempos na música brasileira: Luiz Gonzaga.

Luiz Gonzaga, natural de Pernambuco, nasceu em 13 de dezembro de 1912. O “Rei do Baião” é uma das mais completas e inventivas personalidades da música brasileira, praticamente introduzindo em nossa sonoridade (em escala nacional) os ritmos nordestinos (baião, forró pé-de-serra, xote e xaxado). Se regiões com o Sudeste e o Sul brincam as “festas juninas”, muito em parte foi pela influência musical de Luiz Gonzaga.

O músico contava com o apoio e admiração de outros músicos de diferentes segmentos e influências, como Dorival Caymmi, Raul Seixas, Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre tantos outros. Sua música influenciou pelo menos seis gerações de músicos que vieram depois dele, nas mais diferentes formas (você sabia que os Raimundos foram diretamente influenciados por Luiz Gonzaga?), e até hoje isso se perdura, pois algumas de suas obras são consideradas atemporais.

Em 2012, o filme biográfico “Gonzaga – De Pai Pra Filho”, dirigido por Breno Silveira, conta boa parte da trajetória pessoal e musical de Luiz Gonzaga, que faleceu em Recife, no dia 2 de agosto de 1989.

Via Google