nexus-5-supernoticia

A bem sucedida família de smartphones e tablets Nexus da Google parecia chegar ao seu fim. A provável aparição de um novo programa de certificação de dispositivos top de linha com o Android puro, denominada Android Silver, o lançamento do Android One, que é o mesmo programa para os modelos de entrada, e a ausência do termo Nexus na Google I/O 2014 poderiam apontar para isso. Poderiam, mas não vão. E quem diz isso é a própria Google.

Os fãs da linha Nexus podem ficar tranquilos, pois a aparição das linhas Silver e One não representam o fim do atual programa de produtos. Dave Burke, responsável pelo programa Nexus, garantiu que veremos mais produtos com essa chancela no futuro. Talvez o mais próximo de uma realidade do mercado seja mesmo o novo tablet de 9 polegadas, fabricado pela HTC.

Também não foram compartilhadas novidades sobre o Android Silver, que certificará smartphones que cumprem certos requisitos e que contam com uma versão do Android puro. Isso fez com que muitos pensassem que o Nexus 5 seria o último dispositivo da linha. Porém, Burke garantiu em declaração para o site ReadWrite que esta conclusão está errada. Por outro lado, ele também não confirmou oficialmente a existência do Android Silver.

Palavras de Dave Burke:

Em nosso trabalho, conduzimos dois projetos ao mesmo tempo. Por um lado, construímos um dispositivo Nexus. Por outro, fazemos a nova versão do Android. Não há uma forma de construir um sem o outro. É preciso ir testando o código que está se criando, já que não se pode construir uma plataforma abstrata.

Pois bem, descartada a morte do programa Nexus, já aparecem os rumores sobre o próximo fabricante que lançará produtos dessa linha. Muitos já falam em um dispositivo que seria similar ao LG G3, mas os coreanos afirmam que eles não são os fabricantes. Também há rumores que apontam a Motorola como a fabricante do futuro Nexus 6.

E para concluir, temos também a chance de ver um Nexus 5 amarelo pintando por aí.

Via ReadWrite