Nesse exato momento, o Google e todos os seus serviços relacionados estão fora do ar para parte dos brasileiros. Não sabemos ainda a extensão do problema, mas questionando os internautas nas redes sociais, tudo indica que o problema não é geral (não afeta todo o Brasil), atingindo a grupos diferentes de internautas, que utilizam diferentes operadoras de internet.

No nosso caso em especial (interior do estado de São Paulo), o Google e seus demais serviços estão inoperantes, com “problemas na busca de DNS”. Outro detalhe observado é que usuários da mesma operadora, mas de diferentes regiões do estado/país recebem comportamentos diferentes. Por exemplo usuários da NET na capital paulista se alternaram entre operantes e inoperantes quando acessam os serviços do Google.

Em diferentes operadoras, os usuários também contam com respostas diferentes, o que aumenta a dúvida sobre a real origem do problema. Estamos investigando, e para qualquer novidade sobre o assunto, atualizaremos esse post.

ATUALIZADO em 26/11/2012, 17h26: pelo menos por aqui, os serviços do Google retornaram. Ainda estamos buscando por explicações para a pane de hoje. Quem passou pelo problema (ou não), pode informar se na sua região os serviços do Google estão ou não no ar, na área de comentários.

ATUALIZADO em 26/11/2012, 18h17: segundo o pessoal do Tecnoblog (que também ficou sem acesso aos serviços do Google), nenhuma das grandes operadoras brasileiras de banda larga informaram nenhum tipo de falha em específico da rede, e em contato com a assessoria do Google Brasil, não houve registro de problemas em sua página de status. Apenas informaram que seguiram monitorando os seus sistemas, e alertariam em caso de alguma novidade. Ainda segundo o Tecnoblog, a falha teria acontecido a partir das 16h19 de hoje (horário de verão de Brasília), e especula-se que um um ponto de troca da Embratel com a Global Crossing (GLBX) tenha saído do ar, o que causou a inoperância nas redes Oi Velox e Net Virtua. Nas redes da GVT e do Speedy, o Google seguiu funcionando normalmente.