gmail-logo-lock

Um e-mail codificado, que nem governos, nem hackers e nem mesmo os provedores de internet possam espionar? Pois bem, é isso o que Google e Yahoo querem para 2015.

O Yahoo anunciou ontem (07) na conferência Black Hat de Las Vegas que vai unir forças com a Google para que os seus serviços de e-mail não só estarão cifrados completamente, mas serão compatíveis entre ambos. Se conseguirem, serão os dois primeiros serviços web de e-mail de companhias diferentes a oferecer esse nível de seguranças entre ambas.

Estima-se que o Gmail conta hoje com mais de 425 milhões de usuários, e o Yahoo Mail mais de 270 milhões. As empresas garantem que a nova função de codificação será opcional. De acordo com o WSJ, a ferramenta vai se basear na codificação PGP, sistema que até agora não foi hackeado, onde cada usuário mantém uma chave de codificação armazenada de forma segura em seus equipamentos.

Não há uma data definitiva para o lançamento dessa camada de segurança, mas sua disponibilidade é esperada para algum momento de 2015. Alex Stamos, chefe de segurança do Yahoo, garantiu que a ideia é que, eventualmente, não apenas os serviços de e-mail do Yahoo e Google estejam codificados entre si, mas que outras empresas de e-mail adotem o mesmo sistema.

Via CNET, WSJ