650_1000_nokia-ms2

A compra da Nokia pela Microsoft parece estar prestes a ser finalizada: os órgãos reguladores da Europa e dos Estados Unidos já aprovaram o negócio, mas ainda existem alguns importantes países que precisam aprovar esse processo de aquisição. Entre eles, um especialmente relevante: a China.

Vários adversários da Nokia e da Microsoft se uniram para dificultar o negócio no país asiático, entre eles Samsung, Google, Huawei e ZTE. Todos eles protestam conjuntamente contra um acordo que, segundo eles, poderia ter como resultado o aumento dos valores pagos nas licenças pelo uso de patentes.

De acordo com a Bloomberg – que citam fontes próximas às negociações – foi solicitado que esse acordo não afete as atuais licenças por patentes em poder da Nokia, das quais agora a Microsoft “poderia abusar” do seu direito de cobrança, segundo informa o diário econômico.

Os representantes da Google e da Samsung negam ter se unido para protestar junto às autoridades reguladoras da China, mas as fontes consultadas pela Bloomberg informam que o governo do país asiático deverá impor condições para garantir a livre concorrência no país.

Via Bloomberg