650_1000_google

Smartlenses. Esse é o próximo passo da febre dos gadgets vestíveis. A Novartis fechou uma parceria com a Google para distribuir essas lentes de contato inteligentes, desenvolvida pela equipe da Google X.

O produto será comercializado pela Alcon, uma filial da Novartis (multinacional suíça da indústria farmacêutica) encarregada em desenvolver produtos para a saúde ocular. Seu funcionamento se baseia em um sensor para medir a glicose que está integrado na lente, sendo capaz de emitir as informações de modo sem fio, através de uma antena que é mais fina que um cabelo humano. Com isso, os diabéticos podem saber em tempo real os seus níveis de açúcar.

Não há previsão para o lançamento da versão comercial do produto, mas a Novartis planeja ter os primeiros protótipos funcionais prontos no começo de 2015, com sua chegada ao mercado para o final do ano que vem. Faltam conhecer muitos detalhes (requisitos de uso, preço, disponibilidade, reutilização, etc), mas desde já é um avanço que os diabéticos agradecem (estima-se que um a cada 19 adultos no planeta são portadores dessa doença).

Via WSJ