650_1000_robos-moviles-2

Os chamados ‘kill switches’ (ou botão do pânico) são sistemas que permitem aos usuários inutilizar os seus smartphones completamente em caso de roubo ou extravio, e aparece como uma das soluções mais comuns para essas situações. Agora, Google e Microsoft parecem dispostas a implementar de forma nativa um sistema desse tipo, depois do sucesso da adoção de algo similar nos iPhones e iPads da Apple.

Desde a chegada o iOS 7, que oferece esse sistema, a queda de roubos dos dispositivos da Apple foi notável. Em Nova York (EUA), por exemplo, os casos de roubo do iPhone caíram em 19% nos primeiros cinco meses de 2014, enquanto que o roubo de smartphones da Samsung aumentou em mais de 40%. Em San Francisco (EUA), os roubos depois da chegada do iOS 7 são 38% menores, enquanto que em Londres (Reino Unido), a queda foi de 24%. Nas duas últimas cidades citadas, os roubos de dispositivos da Samsung aumentaram no mesmo período.

A decisão da Microsoft e da Google reforça o acordo que as duas chegaram com outros fabricantes a algumas semanas. Nesse acordo está previsto que, a partir de julho de 2015, começaremos a ver os primeiros smartphones com esse sistema implementado de forma nativa. É fato que temos hoje ferramentas que podem aproveitar dessas características, mas a maioria dos usuários apenas testam tais apps, sem ativar tais opções.

Via ITWorld