A Gartner confirma o que todo mundo sabe: o mercado mobile atual é dominado com mãos de ferro pelo duopólio Google/Apple, com os donos do Android asfixiando os demais competidores.

Qualquer outro competidor que não responda pelos nomes iOS e Android terão que fazer milagre para tentar sobreviver no segmento. O Windows Phone/Windows 10 Mobile, que era considerada terceira força do mercado, registrou ridículos 0.3% das vendas do último trimestre de 2016.

 

 

Simples: o último Lumia foi lançado há quase um ano, e os modelos lançados por HP, Alcatel ou VAIO não ajudaram a levantar a cota de mercado do sistema da Microsoft. E sim… os 0.3% é o triplo dos 0.1% do BlackBerry OS.

Até a BlackBerry está ajudando a engordar a cota do Android, que tem hoje 81.7% do mercado mundial, 1% a mais que em 2016.

Concorrência é preciso, mas uma terceira força nesse cenário é algo bem difícil. Quem sabe o Android comece a perder força quando a Google substituir seu núcleo por um proprietário no Project Andromeda. Mesmo assim, não temos uma terceira força genuína no segmento.

 

Via Gartner