Para quem tem alguma versão antiga do Microsoft Office (97, 2000, 2003 ou 2007), e pretende em algum momento enviar os seus documentos para o Google Docs (ou baixar esses documentos para o formato compatível com esses pacotes de escritório), é melhor você rever os seus conceitos. No dia 01 de outubro, os usuários do Google Docs não poderão mais fazer o download ou o upload de documentos do pacote Office no formato antigo.

Ilustrando: os documentos com formatos .doc, .xls e .ppt não mais serão compatíveis com o Google Docs. A partir de outubro, os documentos a serem baixados ou enviados só estarão disponíveis nos formatos .docx, .xlsx e .pptx, compatíveis com o Microsoft Office 2010 e, futuramente, com o Office 2013 (ou Office 15). De forma institucional, o Google ainda vai oferecer essa compatibilidade do Google Docs para empresas, instituições educacionais e governamentais.

O motivo para a decisão do Google é, basicamente, “o tempo passou”. Para as versões 97, 2000 e 2003, a Microsoft não oferece mais suporte ou atualizações, e o mesmo vai acontecer para a versão 2007. Como o lançamento do novo Office em 2013 e na atual versão, a retrocompatibilidade ainda está presente, de modo que a empresa de Mointain View entende que manter o suporte para os formatos antigos não se faz mais necessário.

Em resumo: para quem ainda está utilizando os formatos antigos do Office, é melhor correr para achar uma solução para o seu problema. A partir da próxima segunda-feira, tudo vai mudar.

Via Ubergizmo