google-constitute-1

Hoje, 24 de setembro de 2013, se comemora 203 anos desde que se constituiu pela primeira vez a assembléia das Cortes de Cádiz (Espanha). Por que estou falando disso? Porque é um momento histórico/político relevante do nosso planeta… e porque está relacionado com um novo projeto da Google, o Google Constitute.

O serviço permite que qualquer internauta do planeta possa ler, do começo ao fim, um grande número de constituições dos mais diferentes países. Essa nova base de dados da Google vai permitir que os internautas localizem cópias digitalizadas dos textos da constituição de países de todos os continentes – com textos em inglês -, permitindo a consulta tanto em PDF como em HTML, além de realizar buscas em textos, aplicar filtros específicos para fazer comparativos e até salvar citações relevantes.

Antes que você me pergunte, sim… o Brasil faz parte da lista, com a constituição publicada em 1988, com a sua última revisão feita em 2005. Você já pode acessar a lista de constituições disponíveis no serviço clicando aqui. Mas antes, vale a pena conferir o vídeo promocional que a Google preparou para promover o lançamento do Google Constitute.

 

Via Google Official Blog