nexus-5-brasil-06

De forma curiosa, o Nexus 5 e o Android 4.4.2 KitKat não conseguem se entender. A bateria do smartphone da Google com essa versão do sistema é consumida muito antes do que deveria. Um dos culpados é o processo mm-qcamera-daemon, que permite o acesso à câmera do dispositivo aos aplicativos, e mesmo que ele não seja utilizado na maior parte do tempo, o problema se torna acentuado com o uso de aplicativos como o Skype e o Snapchat.

Porém o Nexus 5 não é o único a ser afetado com esse problema. A Google confirmou que outros smartphones com SoC da Qualcomm, como o Galaxy Note 3 da Samsung, contam com o mesmo problema com esta versão do sistema operacional. O processo citado fica em permanente execução em segundo plano, e não apenas provoca uma redução na autonomia de bateria desses smartphones, mas também um aquecimento acima do esperado.

Um usuário do Nexus 5 compartilhou em um fórum que a autonomia do smartphone cai 1% a cada dois minutos, inclusive quando o terminal está em modo de espera (ou standby). Felizmente, um responsável da Google confirmou que eles estão trabalhando para resolver este problema, que será definitivamente solucionado na próxima atualização do Android KitKat.

A má notícia é que a Google não menciona quando o update estará disponível. Pelo menos por enquanto, a única dica passada é desinstalar o Skype até que esteja pronta uma atualização que evite o uso inadequado da câmera, um problema que parece ter se agravado ainda mais com a última atualização do dispositivo.

Via International Business Times