chromcast-content-partners.jpg.pagespeed.ce.c8gixISBxc

Um dos anúncios mais interessantes (e por que não dizer curiosos) da Google em seu evento de hoje (24) é o Chromecast, um pequeno pendrive que tornará possível o envio de vídeos por streaming para a sua televisão. O dongle de 5 cm é capaz de simplesmente desaparecer atrás da sua TV, e graças a uma versão simplificada do Chrome OS, é possível descarregar vídeos da nuvem depois de receber os comandos a partir de um smartphone ou tablet.

A ideia do Chromecast é bem simples: se você está vendo um vídeo no YouTube, ou em algum outro serviço, você pode escolher a opção “Cast” para transmitir esse mesmo vídeo na sua TV. Segundo informa a Google, uma vez que o dispositivo estiver conectado à rede WiFi de sua casa, a interface do smartphone vai mostrar a opção de transmitir o vídeo ao dongle, que além de permitir o controle de volume do conteúdo exibido, pode interagir com o avanço e retrocesso dos vídeos.

Também é importante mencionar que os primeiros parceiros da Google nessa iniciativa é ninguém menos que a Netflix, o que deve dar um ar de “aposta mais séria” por parte da Google nesse projeto.

xchromecast-02.jpg.pagespeed.ic.6OeOl-hwrm

O aparelho inclui ainda um conector HDMI e uma porta USB para utilizar a eletricidade da sua TV (ou outra fonte de energia conectada no dongle).

Por fim, o detalhe mais importante: o preço. O Google Chromecast custa apenas US$ 35, algo que vai permitir que a Google entre na competição direta com outras soluções de streaming de vídeos. O único problema é que, pelo menos por enquanto, as opções do dispositivo da Google são muito limitadas.

Outro ponto muito interessante é que o Chromecast oferecerá suporte para aplicativos, mas os desenvolvedores não precisarão aprender mais e mais livros de programação para realizarem a integração completa dos apps do Android para essa plataforma. O SDK do Chromecast vai permitir que os apps móveis sejam compatíveis com o dispositivo com “modificações minúsculas” no código dos aplicativos para as plataformas web e mobile (segundo a Google).

O Google Chromecast poderá ser comprado na Google Play dos Estados Unidos. Digo “poderá”, pois até o momento da criação desse post ele já estava esgotado na loja de conteúdos da Google.

 chromecast-00 chromecast-01

Via Google