consumo-de-RAM-google-chrome

Um dos grandes problemas pendentes no Google Chrome é o consumo de RAM, um problema que pode ser considerado histórico no caso do navegador de web. A anormalidade pode causar problemas importantes que afetam a experiência de uso em dispositivos e equipamentos com poucos recursos.

Recentemente, membros do Android Tema dedicados ao Chrome fizeram uma rodada de perguntas e respostas no Reddit, onde eles reconhecem o problema e comentam que estão trabalhando na solução, tanto na versão para dispositivos móveis como para os desktops. Por enquanto, pouco podemos fazer por conta para reduzir o consumo de RAM se utilizamos o Chrome, exceto controlar o número de abas abertas, aplicativos e plugins, apesar dos engenheiros do Android Team explicarem o fenômeno.

Tal como explicaram, o objetivo principal do Chrome nas suas recentes evoluções foram a melhora na segurança e o desempenho, uma realidade que fizeram os seus responsáveis a descuidar em grande parte o consumo de recursos em certas áreas, com o objetivo de obter um desempenho superior ao da concorrência.

Isso fez com que o consumo de RAM fosse exagerado na maior parte do tempo de uso. Parece que agora eles começam a otimizar um pouco as coisas, visando reduzir o consumo de RAM do Chrome, sem se importar se isso pode torná-lo mais rápido ou lento que os demais.

Agradecemos tal iniciativa. Até porque não queremos ver a imagem abaixo (que é uma representação gráfica da atual situação do Google Chrome.

consumo-de-RAM-google-chrome-02

Via Reddit