650_1000_google-cast

O Google anunciou o Google Cast, um recurso que oferece o streaming de áudio a partir da nuvem para produtos da Sony, LG e outras marcas, com um simples pressionar de botão e sem a necessidade de um hardware adicional. Inclusive o Chromecast.

Diversos modelos de alto-falantes, barras de som e receptores A/V que serão lançados em 2015 contarão com o título ‘Google Cast Ready’, permitindo a reprodução das músicas via internet, e controlando o sistema de qualquer dispositivo (smartphones, tablets, computadores, etc). Além disso, acordos com diferentes aplicativos musicais (Google Music, Deezer, Pandora, Rdio, etc) já foram fechados, para que os mesmos sejam compatíveis com esta tecnologia.

Ou seja, quem tem uma conta Deezer pode conectar a sua barra de som ‘Google Cast Ready’ diretamente na internet ao aplicativo no smartphone, tablet ou computador, que atua como controle remoto para mudar a música e controlar a reprodução. A música em si será acessada no próprio dispositivo sonoro, via internet. Para isso, ele precisa estar conectado à uma rede WiFi. O sistema dispensa a necessidade de ter os dois dispositivos pareados via Bluetooth, por exemplo.

Por fim, o Google inseriu a tecnologia já presente no Chromecast para outros dispositivos de áudio fabricados por terceiros. Para o futuro, eles não descartam a permissão que o usuário veja um vídeo no seu smartphone, e que o escute com melhor qualidade em um barra de som. Não só isso: em breve, podemos ver algo similar com os televisores, sistemas de vídeo e set-top boxes com Android TV.

É esperado que os primeiros sistemas de som com Google Cast cheguem ao mercado na primavera de 2015 (do hemisfério norte).

 

Via Cast Audio