650_1000_google-cardboard

Na Google I/O 2014 de ontem (25), a Google apresentou o Cardboard, que é uma caixa especialmente desenvolvida para, segundo a própria Google, “oferecer a realidade virtual ao seu smartphone”. Como eles consideram o hardware desse tipo de tecnolgoia algo caro demais, eles oferecem uma solução bem mais caseira, e que aproveita o potencial dos smartphones Android.

No caso do Cardboard “oficial”, basta o usuário seguir as instruções de montagem e terá uma espécie de “óculos” onde a tela será o seu smartphone. E se você não tiver a versão “oficial”, sempre é possível construir a sua, com os materiais indicados.

650_1000_cardboard-2

O produto ainda inclui duas lentes de 40 mm de distância focal e dois ímãs nas laterais, que permite o click, com a ajuda do magnetrômetro do smartphone, detectando assim as mudanças no campo magnético, sabendo assim quando acontece uma interação do usuário com o smartphone.

Completam os materiais necessários alguns itens mais tradicionais, como o velcro para sustentar a tampa frontal, e um elástico para evitar que o conjunto caia. Se você quiser, ainda é possível adicionar uma etiqueta NFC.

Além da maquete em si, a Google criou um VR Toolkit experimental, onde os desenvolvedores podem criar as suas próprias experiências imersivas. Eles até publicaram um aplicativo (para Android) onde é possível ver os primeiros exemplos de interação do Cardboard com o smartphone, como por exemplo o funcionamento com o Google Earth ou o YouTube.

Por fim, temos um capacete de realidade virtual bem básico. Se funciona bem ou não, isso é uma outra história. Procure sua caixa de papelão por aí e faça o teste você mesmo. E boa sorte.

Via Google Cardboard