Tudo nesse mundo chega ao seu fim, e sempre que essa lei da natureza se faz presente, destacamos aqui no blog. Dessa vez, informamos que o Google decidiu cancelar alguns produtos e serviços para se concentrar em outros mais modernos e importantes.

Para começar, a ferramenta de busca corporativa Google Mini não vai receber suporte oficial da empresa a partir do dia 31 de julho. A empresa disse que existem outros produtos que podem oferecer melhores opções, como o Google Search Appliance, Google Site Search e Google Commerce Search.

A lista de produtos continua com o Google Video, que desde março passado já não permite o envio de vídeos, e que tem como substituto óbvio o YouTube. Já o iGoogle pode ser a perda mais significativa. O argumento para o fim é que os aplicativos web atuais podem obter informações personalizadas e de forma instantânea aos desenvolvedores e administradores de sites. O serviço deixa de funcionar em novembro de 2013, dando bastante tempo para que todos busquem novas soluções para substituição.

Por fim, o Google Talk Chatback também deixa de existir, e o Google recomenda ferramentas como o Meebo Bar para substituição. O aplicativo de buscas para o Symbian também não receberá mais suporte, porque os usuários poderão utilizar a página web do Google sem problemas.

Como você pode ver, a lista não é curta, muito menos insignificante, mas recomendamos que caso você use algum desses serviços, que faça as substituições necessárias, antes que você perca tudo e fique se perguntando: “por que, Deus… por que?”.

Via Google Blog