view-of-google-office-building-google

Não é brincadeira. É bem sério isso aqui.

A Google avisa que o Google.com é “parcialmente perigoso”. Essa indicação é exibida através de sua própria ferramenta de navegação segura, que por sua vez realiza escaneamentos de milhares de URLs em busca de páginas não seguras.

A informação foi descoberta por um usuário do Reddit, que constatou que a ferramenta oferecida pela gigante de Mountain View informa que “algumas páginas desse site redirecionaram os visitantes para sites perigosos que instalam malwares nos seus computadores”, ou programas que podem enganar o usuário, instalando softwares que roubam informações ou dados pessoais importantes.

A pergunta aqui é inevitável: por que isso aconteceu?

Apesar de não haver uma resposta oficial, existe uma explicação bem simples. A ideia chave é que, quando os usuários postam conteúdos maléficos em sites perfeitamente seguros, tal ferramenta mostra que está bem longe de ser perfeita, cometendo o equívoco de taxar de não seguros sites que na verdade não vão causar qualquer tipo de dano.

Também pode acontecer que alguns usuários utilizaram serviços da gigante de Mountain View para enviar ou indexar conteúdos maliciosos, de forma que a ferramenta qualifica todo o domínio como potencialmente perigoso.

 

google-2

Este é um problema que pode ser muito prejudicial aos sites afetados, mas como a história aqui é mostrar as ironias da vida, a própria Google é atingida pelo problema. Logo, eles devem trabalhar nisso para resolver o problema deles e, por tabela, ajudar uma porção de sites.

Via The Washington Post