google-io-2013-11

Outras novidades apresentadas pela Google na Google I/O 2013 são as novas ferramentas de geolocalização para os desenvolvedores. A primeira API está ligada ao Google Maps, e permite mostrar mapas completos e em 3D dentro dos aplicativos Android.

google-io-2013-12

A segunda novidade é o Location Provider, que mostra a localizaçaõ de um dispositivo de forma muito mais precisa, e consumindo a menor quantidade de bateria possível.

google-io-2013-13

Também foi mencionada durante a apresentação o novo serviço Geofencing, que coloca uma espécie de “vala virtual”, com limites específicos. Com isso, um aplicativo pode utilizar esse serviço ativando ou desativando opções quando uma pessoa entra ou sai de um determinado local.

google-io-2013-14

Por fim, temos a função Activity Recognition, que através do acelerômetro, identifica quando você está caminhando, andando de bicicleta ou dirigindo um carro. Com isso, as navegações com o GPS ficarão ainda mais precisas, com uma menor margem de erro na navegação, quando trabalhado com recursos como tempo estimado de chegada, ou velocidade média do usuário.