De acordo com os dados publicados pela ComScore sobre a análise de uso dos principais serviços de e-mail da internet no mês de outubro, o serviço de correio eletrônico do Google é considerado o mais utilizado no mundo. Com cerca de 288 milhões de usuários, o GMail, que apresentou algumas mudanças bem interessantes nos últimos dias, superou com uma pequena vantagem o Outlook.com, o renovado serviço da Microsoft, que conta com 286 milhões de usuários.

No terceiro lugar desse ranking disputado, encontramos o Yahoo!, com cerca de 282 milhões de usuários, que de forma surpreendente (se levarmos em conta o esforço concentrado que o Yahoo! faz para se recuperar financeiramente), é líder no mercado norte-americano, com 77 milhões de usuários, com uma cômoda vantagem para o GMail (69 milhões) e o Outlook (35,5 milhões).

De qualquer forma, os dados ilustram bem qual é o cenário atual do mercado de e-mails. No estudo referente ao mês de junho, o Google auto proclamou o GMail como o serviço mais usado ao redor do planeta, ainda que esta afirmação não pudesse ser respaldada por dados de terceiros naquele momento. O estudo também revela que tanto o GMail como o Yahoo! estão competindo de forma agressiva em mercados similares, como nos Estados Unidos, Japão ou Índia. Por outro lado, o Outlook.com possui outras perspectivas de liderança, em mercados diferentes, como na França, no México e no Brasil.

Vale a pena destacar a possibilidade da Microsoft ter perdido uma certa cota do mercado nos últimos meses, devido à grande renovação em seu serviço, que por enquanto ainda está em fase beta. Por esse motivo, não é de se estranhar que, uma vez lançada a versão final do Outlook, as disputas pela liderança do mercado de e-mails se intensifiquem novamente.

Via