O Google anunciou um novo e interessante recurso para o Gmail, que certamente vai facilitar o uso daqueles que precisam anexar arquivos nos seus e-mails de forma constante. A partir de agora, é possível inserir arquivos do Drive diretamente na mensagem que você está redigindo, sem a necessidade de sair do Gmail ou até mesmo fazer o download desse arquivo em seu computador, para que o mesmo seja anexado na mensagem.

Com essa novidade, o usuário pode agora inserir arquivos de mais de 10 GB, ampliando assim em 400 vezes o espaço de inserção de arquivos, se comparado ao anexo tradicional. Outra vantagem do processo é que, como você está buscando um arquivo que já está na nuvem, todos os destinatários escolhidos por você para acessarem esse arquivo vão receber a mesma versão do arquivo, e sempre a mais recente, em caso de alteração do arquivo por um dos usuários envolvidos nesse envio.

O Gmail também será capaz de identificar se todos os destinatários possuem acesos aos arquivos que você está enviando. Se você enviar um arquivo do Drive que não está compartilhado com todo mundo, o assistente inteligente do Gmail vai solicitar ao remetente que altere as configurações do arquivo compartilhado, sem precisar sair do corpo da mensagem redigida. A regra também vale para um link do Drive que é adicionado no corpo da mensagem.

O principal beneficiado com essa novidade é o usuário comum, que não possui profundo conhecimento do funcionamento do Gmail e principalmente, do Drive. Antes, você tinha um esquema relativamente complexo (para os leigos) na hora de compartilhar arquivos do Drive. Agora, tudo é feito como se fosse escolher um arquivo armazenado do nosso computador, e melhor: em caso de esquecimento desse compartilhamento, é possível a alteração das configurações de permissão antes mesmo do e-mail ser enviado.

Para começar esse compartilhamento, basta o usuário clicar no ícone do Drive enquanto uma mensagem é redigida. O recurso estará disponível para todos os usuários nos próximos dias, e só é compatível com o novo formato de criação de mensagens do Gmail.

Via Google Brasil Blog