Depois de algumas fotos vazadas na web do equipamento, ele se torna oficial. O Gigabyte X11 foi apresentado oficialmente, e chega com as credenciais de ser o notebook “mais leve do mundo”, com apenas 975 gramas de peso.

Nas suas demais características de hardware, ele conta com uma espessura de apenas 3 mm no seu ponto mais fino, em um design que lembra muito o MacBook Air. Sobre o material empregado em sua construção, o Gigabyte apostou na fibra de carbono com alumínio para oferecer uma maior resistência e um design mais estilizado.

O produto conta com um processador Intel Ivy Bridge (sem especificar qual), 4 GB de RAM DDR3, chipset Mobile Intel HM77 com gráficos da mesma marca HD Graphics 4000, 128 GB de SSD, Wi-Fi b/g/n e Bluetooth 4.0. O modelo ainda possui portas USB 2.0, mini DisplayPort, e um slot para cartões microSD do lado direito. No lado esquerdo, encontramos a saída de áudio, além de uma porta USB 3.0. Ainda que a nota de imprensa da Gigabyte mencione a presença de uma porta Gigabit Ethernet, ela não aparece nas fotos.

O Gigabyte X11 possui uma tela LED retroiluminada de 1366 x 768 píxels com webcam integrada de 1.3 megapixels. O teclado é do tipo chiclet, e o seu trackpad não possui botões. Uma bateria de 4.730 mAh (ao que parece, selada) completa o pacote de especificações técnicas.

A disponibilidade do produto ainda é desconhecida, mas sabemos que ele chega ao mercado com o Windows 7 Home Premium ou Professional, por um preço que oscila entre US$ 999 e US$ 1.299.

Via Engadget