gates-clean-energy-fund-2015-11-30-01

Bill Gates apresentou hoje (30) na United Nations Climate Change em Paris (França) as suas propostas para uma nova proposta de energia limpa.

A primeira delas é a Breakthrough Energy Coaliton, um acordo respaldados por alguns dos gigantes do mundo da tecnologia, como Mark Zuckerberg (Facebook), Jeff Bezos (Amazon), Jack Ma (Alibaba) e Richard Branson (Virgin Group), entre outros. A ideia é que esse grupo composto por 30 executivos desenvolva tecnologias capazes de aumentar a produção de energia verde no mundo, especialmente nas regiões mais pobres do planeta, não incindindo assim no aquecimento global.

Para Gates, não basta a colaboração dos governos, mas sim de empresas e do setor privado, que devem contribuir no desenvolvimento de ideias que persigam essa meta, e que antes já obtiveram um primeiro investimento para dar forma a essas soluções.

O grupo planeja também financiar uma ampla linha de setores tecnológicos que buscam o armazenamento, ageração e a eficiência energética, assim como centrar os investimentos nos países que fazem parte do programa Mission Innovation, que é outro projeto apresentado por Gates na França. 20 países estão nessa iniciativa, e buscam o compromisso de dobrar os investimentos na pesquisa e desenvolvimento de energias limpas até o ano de 2020.

Combinando os dois projetos, o objetivo final é obter um futuro muito mais sustentável, onde teremos energias limpas mais eficientes, ajudando a manter o nosso planeta com a ajuda não apenas dos diferentes países participantes, mas também com o respaldo das gigantes de tecnologia.

 

Via Gates NotesMission Innovation, Breakthrough Energy Coalition