É, nem tudo o que reluz nesta vida é ouro. Baseado nisso, este post serve para dizer que, apesar de todos os esforços da Sony para trazer o mundo 3D para o PlayStation 3, esta evolução não vai ser tudo aquilo que o pessoal esperava.

Com a recente firmware 3.30, a Sony começa a preparar o caminho para a chegada desta tecnologia, porém, ela não será tão perfeita quanto imaginávamos, pois o rendimento gráfico do console será afetado diretamente. Os produtos top da Sony estaria em jogos como Wipeout HD, cuja ideia inicial era oferecê-lo a 1080p e 60 FPS, mas como o processador Cell não está preparado para este nível de HD com 3D, eles vão ser obrigados a rebaixar a qualidade gráfica para 720p a 30 FPS.

E isso que estamos contando é na melhor das hipóteses, pois em outros títulos como Motorstorm: Pacific Rift, os resultados foram piores, chegando a ficar praticamente impraticável para se jogar. Vale lembrar que estes foram jogos que não foram originalmente desenvolvidos para o 3D, logo, fica aqui o benefício da dúvida para o lado da Sony, pra saber quais os resultados que vamos ter quando chegar os títulos que foram feitos especificamente para o recurso 3D.

Vale aqui lembrar duas coisas: no evento da Sony que participei no mês de abril, as demonstrações em 3D simplesmente impressionavam (mas eram demonstrações, então…). A segunda coisa é que os games podem, invariavelmente, sofrer do efeito que o cinema já sofre, onde filmes que não foram rodados em 3D estão a anos-luz de filmes como Avatar, que foi pensado desde o começo para o formato tridimensional.

Fonte