No mundo de hoje, onde temos PlayStation 3, Nintendo Wii, XBox360, PSP e derivados, nós nunca devemos deixar de nos esquecer daqueles que ajudaram a construir esta cultura fantástica dos videogames. E este aqui tem lugar muito especial, pois foi muito bem sucedido no seu tempo.

Em 29 de outubro de 1988 era lançado o Mega Drive, da Sega (hoje já nem se fala tanto desta fabricante japonesa de videogames). Estava estabelecida a real ameaça ao Nintendo 8 Bits (NES), principalmente porque era o início das plataformas 16 bits.

Aqui no Brasil, a Sega (através da TecToy) preparou bem o terreno com o Master System, console de 8 bits, porém não causou impacto no Japão e Estados Unidos. Com uma extratégia de marketing bem agressiva e com campanhas publicitárias matadoras, o Mega Drive deu belos cutucões no império Nintendo e marcou época com jogos emblemáticos no seu catálogo. Sonic, Super Monaco GP 2, Streets Of Rage, Kid Chameleon e Golden Axe são alguns exemplos.

Ele até hoje é fabricado no Brasil (pasmem) e sua última versão vem com 86 jogos na memória e adaptações da Electronic Arts para jogos de respeito, como The Sims 2 e Need for Speed Pro Street.

Pois bem, Mega Drive marcou época, foi muito importante para nossa cultura de gamers e estará sempre na memória (e nos PCs com emuladores) da minha geração!

Fonte: Console de maior sucesso da Sega, Mega Drive faz 20 anos – 29/10/2008 – Últimas Notícias – UOL Jogos