Galaxy S8

 

O Samsung Galaxy S8 tem uma tela maior, e isso resultou na remoção do botão Home físico. Porém, os coreanos implementaram um botão Home virtual, para quem tem dificuldade em se adaptar aos botões virtuais de comandos do Android.

Não é uma inovação. A Google já optou por essa alterativa há vários anos, e é algo que oferece maior versatilidade ao sistema, permitindo inclusive que se oculte os botões virtuais, deixando a tela livre para a exibição do conteúdo.

Aqui, quando não temos os botões visíveis, é preciso fazer um gesto para eles aparecerem. Para facilitar a vida do usuário, o Galaxy S8 conta com um botão virtual sensível ao toque, mesmo quando ele não está visível, desde que o usuário exerça uma pressão maior naquele local.

A solução levanta uma questão: a Samsung está usando um touchscreen sensível à pressão em toda a tela, ou apenas nesse caso específico?

Os coreanos jamais suportaram ficar atrás da Apple, que já tem esse recurso nos novos iPhones, mas outros fabricantes reduziram o interesse nessa função por falta de suporte global da Google ao Android. Esse suporte para detecção de pressão já está prometido, mas não está na lista de prioridades da gigante de Mountain View.