galaxy-s6-recarga-sem-fio-01

O novo smartphone da Samsung, o Galaxy S6 (e sua variante Galaxy S6 Edge) é compatível com o sistema de recagra sem fio. Mas não é só isso: ele é compatível com os dois principais padrões de recarga sem fio do mercado, o Qi e o Rezence.

Logo, esse é o primeiro dispositivo que integra a tecnologia necessária para funcionar com os dois tipos de carregadores, liderados pelas entidades WPC (Qi) e PMA (Rezence). Ou seja, independente do fabricante ou da tecnologia por trás do carregador, o Samsung Galaxy S6 vai ser recarregado da mesma forma.

A guerra pela liderança do segmento de recarga sem fio não só impediu um crescimento da tecnologia no mercado, mas também é uma guerra que não dá a mínima para o usuário, que por sua vez quer apenas colocar o seu smartphone na mesa de um restaurante e deixar ele carregando, sem se preocupar com mais nada. Até agora, isso não tem sido tão fácil de acontecer, mas com pequenas inovações – como as da Samsung -, com certeza muitos outros fabricantes devem se animar a fazer o mesmo.

galaxy-s6-recarga-sem-fio-03

Além disso, vale a pena lembrar que começamos a ver interessantes produtos ao redor da carga sem fio, como as últimas novidades da IKEA (por exemplo). A facilidade e a comodidade do processo (colocar o smartphone em cima da mesa, e pronto) é notável, apesar de em contrapartida demorar um pouco mais para realizar uma recarga completa, sem falar no calor gerado na parte traseira do smartphone.

Mas entendo que tais problemas podem ser resolvidos com o passar do tempo, e com a constante evolução tecnológica.

Via Xakata