Você se lembra do Pulse, certo? Se não se lembra, o Pulse era uma super caneta que fazia a alegria dos estudantes e escritores, e que pode ser uma faca de dois gumes ao se fechar um negócio (assinando um contrato, ou um cheque, por exemplo). Ok, a Livescribe, que é a fabricante do Pulse, decidiu aumentar a família de produtos, apresentando o Echo, que é uma caneta que conta com as mesmas características do Pulse, mas melhoradas.

Sua versão de 4 GB conta com um preço de US$ 169,95, e promete até 400 horas de gravação de áudio, enquanto que a versão de 8 GB está pelo preço de US$ 199, e alcança as 800 horas de gravação. As principais melhorias estão no seu software: o Echo conta agora com uma proteção por senha, e seu software para desktop permite exportar o que a empresa chama de “pencasts” (um mix entre áudio e escrita/desenho, obtidos pelo dispositivo).

Por fim, a Livescribe promete mais melhorias para o próximo trimestre, como por exemplo, o envio de notas por e-mail com um simples conectar da caneta em sua base. A segunda novidade prometida é transformar o Echo em uma espécie de tablet, no estilo Wacon: para isso, bastaria conectar a caneta via USB e desenhar na tela do computador. Mas estas são novidades pensadas ainda para o futuro.

Fonte