fujitsu-led-light

A Fujitsu quer que deixemos de lado o QR Code para utilizar a luz LED para identificar os objetos com a câmera de um smartphone, adotando uma tecnologia muito interessante.

O laboratório da Fujistu desenvolveu uma lâmpada LED onde a luz pode ser modulada de tal maneira que ela se modifica de acordo com a intensidade nas três cores primárias, e ao projetá-la sobre um objeto, ela pode obter dados sobre ele e, por consequência, saber o que temos diante da câmera.

Na prática, o funcionamento é muito simples: com a luz (em forma de foco) iluminando o objeto, basta utilizar um scanner no smartphone para que ele leia a informação da luz, informando o que estamos vendo ou até direcionar o usuário para uma página com mais informações sobre aquele objeto.

fujitsu-led-light-02

O conceito pode ser muito bem utilizado no comércio em geral, onde uma roupa pode ser escaneada e o cliente receber diversas informações sobre aquela peça. Hoje, o projeto está em desenvolvimento, e pode ser que no futuro poderemos ver como essa tecnologia pode ser aproveitada nesse e em outros cenários.

Por enquanto, a Fujistu não tem planos de implementá-lo em nenhum local a curto prazo.

Via Xakata