FreeDOS

Boa parte dos leitores do TargetHD.net não viveram a época do MS-DOS, sistema operacional da Microsoft baseado em comandos diretos. O FreeDOS é a melhor alternativa de código aberto que se aproxima da ideia do software do passado.

O projeto nasceu em 1994, pelas mãos de Jim Hall, que decidiu iniciá-lo por não ficar satisfeito com os rumos que a Microsoft tomava com o Windows 95. A sua ideia era simples: na cabeça dele, se Linus Torvlads podia criar uma versão livre do Unix, ele seria capaz de fazer a sua versão do MS-DOS.

 

Demorou, mas chegou

freedos_03

 

12 anos depois do pensamento de Jim, nascia o FreeDOS 1.0, um sistema operacional que podia rodar qualquer programa para MS-DOS.

Seu lançamento marcou um importante ponto de inflexão, e hoje ainda é uma excelente solução para todos os que querem recordar os velhos tempos, ou que buscam uma ferramenta gratuita para rodar aplicativos e jogos antigos.

Apesar de um ótimo funcionamento, os seus responsáveis ainda corrigem alguns elementos, adicionando detalhes com o objetivo de tornar o programa ainda melhor. Um esforço que em breve vai se traduzir com o FreeDOS 1.2.

Você pode acessar a página oficial do projeto e fazer o download do FreeDOS nesse link (apenas 40 MB).

Via SlashGear