googlelogo650

O ano de 2014 começou com o pé esquerdo para a Google. Se em dezembro de 2013 eles receberam uma multa de 900 mil euros por vulnerar de forma grave os direitos dos internautas na Espanha com a sua nova política unificada de privacidade, agora as suas desavenças legais com a França acabam de gerar uma sanção de 150 mil euros, determinada pela Comissão Nacional da Informática e das Liberdades, entidade encarregada por velar a privacidade dos internautas franceses.

Se você não se lembra, a Google foi ameaçada inicialmente com uma multa de 300 mil euros, mas esse valor foi reduzido pela metade, desde que a o domínio Google.fr mostre durante dois dias uma mensagem explicando aos seus visitantes o motivo da multa (algo como se eles tivessem que utilizar uma orelha de burro, para fazer uma metáfora com a realidade mundana).

É muito provável que a multa de hoje seja apenas mais uma das várias que a Google pode acumular por adotar uma política de privacidade que incomoda e muito a justiça europeia. Até o momento, são seis países do Velho Continente que abriram uma investigação oficial para determinar se a Google está ou não violando os direitos à privacidade de seus usuários, acusação que a Google se declara inocente.

Via GigaOM