Nokia-Android-Device

Mais cedo, publicamos aqui no blog uma imagem do suposto protótipo do smartphone Nokia com sistema operacional Android, também conhecido como Nokia Normandy. Agora, temos a foto do mesmo dispositivo executando a suposta interface do Android customizada pelos finlandeses.

Não temos maiores informações sobre a interface ou suas características. Porém, os rumores alertam que esse aparelho não contará com todos os benefícios da Google pré-instaladas, incluindo a Play Store, o Google Maps, e todos os principais serviços embarcados. A interface lembra mais a proposta adotada pela Amazon com os seus tablets Kindle Fire, que por sua vez, tem a sua própria loja de aplicativos.

Além disso, por tendência natural das coisas, esse smartphone deve contar ao menos com uma versão do Here Mapas pré-instalada. Aliás, é sempre bom lembrar que, quando um fabricante decide customizar ao extremo a sua interface do Android, modificando a tal ponto que os elementos básicos de identidade e usabilidade se percam, esse mesmo fabricante perde o benefício de oferecer os aplicativos da Google. Logo, tudo indica que a Nokia terá que montar toda a sua estrutura de lojas e aplicativos embarcados por conta própria.

Segundo os rumores divulgados pelo blog WMPowerUser o Nokia com Android não é mais um sonho distante, e será lançado no mês que vem, na Mobile World Congress 2014 em Barcelona (Espanha), com o nome Nokia 1045. O lançamento do modelo seria viável pelo simples fato da Nokia classificá-lo como um feature phone, e não como um smartphone (antes, a Nokia já havia afirmado que só lançaria smartphones com Windows Phone).

É esperar para ver.

Via WMPowerUser