ford-mondeo-detector-peatones

A Ford apresentou uma nova tecnologia presente no seu Ford Mondeo, o ‘Assistente pré-colisão da Ford com Detecção de Pedestres’, um sistema que é capaz de detectar a presença de pessoas na estrada, freando o veículo caso o motorista não possa responder aos avisos emitidos pelo veículo.

O assistente possui uma câmera instalada no para-brisas, e um radar no parachoque do carro. As imagens são cruzadas com uma base de dados que auxilia na detecção das ‘formas de pedestres’, diferenciando estes de outros objetos na estrada. Se ele detecta uma pessoa, o veículo passa por duas fases:

1) avisar o motorista (sonoro e visual) e, se esse não responder, diminui o tempo exigido para frear o carro, reduzindo o espaço entre as pastilhas e os discos de freio.

2) ativa o sistema se o motorista segue sem dar resposta, através do sistema ‘Freagem Ativa’ da Ford, que permite que o carro use o freio sozinho, de maneira autônoma, ajudando a evitar a colisão.

Os dois modos funcionam quando o carro está em uma velocidade de até 80 km/h.

O novo Mondeo também será capaz de reduzir ou evitar a colisão com outro veículo com a ajuda do Active City Stop, que atua com velocidades de até 40 km/h. Outras tecnologias como o Indicador de Distância com o automóvel, ou o Controle Adaptável de Cruzeiro, estão presentes, e a câmera frontal utilizada nos assistentes também é utilizada para que o carro não saia da estrada de forma acidental.

7928692274c92c347f7ch

Uma versão mais avançada do Active Park Assist também está presente, com modo de estacionamento perpendicular. Os faróis LED adaptativos também estão presentes (tal tecnologia estará presente em outros carros da Ford), combinando faróis LED com um sistema de iluminação frontal, que ajusta o ângulo e a intensidade da luz em torno do motorista.

Por fim, os sistemas Sync 2 e MyKey também estão presentes no novo Ford Mondeo.

Definitivamente, não é pouca coisa.

 

Via Ford