ford-cambio.jpg.pagespeed.ce.LmdPhPi4YY

Aprender a dirigir não é muito diferente do que aprender a andar de bicicleta (salvo suas evidentes proporções e diferenças, é claro). Uma vez que sabemos como utilizar o volante de forma correta, é impossível se esquecer disso. Mas chegar no ponto onde você pode assumir um carro sem ser uma ameaça aos pedestres pode ser um pouco complicado para muita gente, especialmente para os norte-americanos que não mais utilizam o câmbio de marchas manual em seus carros.

Sabendo disso, a Ford quis facilitar um pouco o processo de aprendizagem, com um novo sistema que utiliza o sistema de vibração de um controle de um Xbox 360.

O câmbio customizado é um protótipo construído com a ajuda de uma impressora 3D. Essa câmbio indica ao usuário o momento ideal para mudar a marcha, evitando sobrecarregar o motor de forma desnecessária. Para isso, o sistema utiliza um processador Arduino (conectado à porta de diagnóstico, utilizando a plataforma aberta OpenXC), que se encarrega de indicar a marcha acionada, utilizando uma tela LED, e ativar o motor de vibração do gamepad.

Usando os estímulos táteis, o câmbio pode avisar o motorista para que ele aumente ou reduza as marchas, sem a necessidade de olhar para o contador LED. Com isso, não só o consumo de combustível é reduzido, mas também vai permitir que o usuário mude as marchas com a mesma precisão de um piloto de rally. Praticamente como se você estivesse em um videogame.

Fica a pergunta: os futuros câmbios manuais dos veículos esportivos da Ford utilizarão esse novo sistema? Provavelmente não. Mas algo nos diz que algum fabricante de acessórios vai observar com muita atenção o vídeo abaixo.

 

Via Wired