FordFusion2017-1

A Ford anunciou que vai lançar junto com o Fusion 2017 nos Estados Unidos uma tecnologia semiautônoma capaz de tornar a direção no trânsito menos estressante: o piloto automático adaptativo com função para-e-anda.

O Fusion será o primeiro carro da marca a trazer o sistema, que acelera e freia automaticamente nos congestionamentos e mantém uma distância segura do veículo à frente. Ele chega aos EUA neste trimestre e depois será oferecido também em outros modelos.

O novo piloto automático da Ford permite ao motorista programar, por botões no volante, a velocidade e a distância que deseja manter do veículo à frente. Usando um sistema avançado de radar, câmera e software para monitorar o tráfego na pista a cada 50 milissegundos, ele ajusta a velocidade automaticamente para tornar a viagem confortável.

Em tráfego lento, o sistema pode frear o carro até a parada total. Se ele permanecer parado por mais que 3 segundos, basta apertar o botão no volante ou o acelerador para retomar a viagem na velocidade e distância programadas. Essa função ajuda a manter o motorista atento em caso de paradas longas.

O piloto automático adaptativo com para-e-anda é uma ferramenta de grande utilidade no trânsito. Para situações imprevistas, a tecnologia conta também com o assistente de pré-colisão com detecção de pedestres, que usa a mesma câmera e sensores para identificar potenciais colisões com um veículo ou pedestre à frente. Nesse caso, o sistema da Ford gera um aviso visual e sonoro, pré-carrega os freios e, se necessário, também freia o carro automaticamente, ajudando a reduzir a severidade ou mesmo a evitar o acidente.

Vídeo demonstrativo a seguir.