A Ford fechou uma parceria com a start-up italiana Aedo, especializada em produtos para deficientes visuais, e desenvolveu um protótipo de gadget baseado em um cristal com tecnologia LED, que permite que os cegos possam ‘ver’ uma paisagem através da janela do carro.

O projeto Feel the View promete substituir a visão pelo tato, para que os deficientes visuais desfrutem da experiência de contemplar o que há do lado de fora do carro.

O dispositivo fica na janela do automóvel. Quando o usuário toca um botão, o Feel the View registra uma foto do cenário em escala monocromática de alto contraste.

Quando o usuário toca na imagem, a escala de cinza começa a vibrar com uma variedade de até 255 intensidades. Por meio do tato, os usuários conseguem fazer uma imagem mental da paisagem.

O sistema integra uma inteligência artificial que se conecta ao sistema de som do carro, que coloca em contexto para a pessoa o que há do lado de fora, narrando o cenário capturado pela imagem.

Uma forma espetacular de melhorar a vida das pessoas, especialmente daqueles que precisam de uma ajuda da tecnologia para absorver as belezas da vida.