A Ford apresenta o seu novo simulador de realidade virtual, o VIRTTEX (Virtual Test Track Experiment). O projeto tem como objetivo explorar novas soluções de segurança para produtos como os novos EcoSport, Ranger e Fusion, utilizando imagens digitais de alta resolução, para testar e medir as reações do motorista em diversas condições de uso.

O VIRTTEX possui uma cúpula montada sobre um sistema de braços hidráulicos, que vai simular os movimentos do veículo. Na cabine, os projetores em 360 graus recriam o cenário externo do motorista, que atua de forma sincronizada com os comandos de aceleração, frenagem e direção. O novo sistema de segurança ativa e de assistência aos motoristas alertam contra colisões, sonolência e outras situações. Esses novos sistemas de segurança estarão presentes nos novos modelos de veículos da Ford.

A montadora segue pesquisando outros sistemas de alerta, como avisos sonoros, visuais, táteis ou vibratórios, e estuda como essas soluções podem ser mais eficientes (sozinhas ou combinadas). o VIRTTEX já ajudou a identificar qual é a antecedência ideal para acionar o alerta de colisão e sua intensidade, e descobriu que os motoristas respondem de forma mais rápida aos alertas sonoros mais intensos, porém, preferem sinais sutis, como uma vibração na direção.

Via Assessoria de Imprensa