Carro solar-PunchOne1

A Ford auxiliou estudantes de engenharia da Universidade de Leuven, da Bélgica, a desenvolverem o “Punch One”, carro movido a energia solar que competirá no World Solar Challenge, campeonato mundial não oficial dessa categoria de veículos que será realizado entre 18 e 25 de outubro, na Austrália. O modelo teve sua aerodinâmica aprimorada pelos especialistas do túnel de vento do Centro de Desenvolvimento da Ford em Merkenich, na Alemanha.

Desde 2005, a Ford apoia a equipe da universidade, chamada Belgian Solar Team, no desenvolvimento de seus carros solares. A ação faz parte dos programas que a marca promove em todo o mundo para incentivar a formação de jovens engenheiros no setor automotivo. Este ano, a companhia também deu acesso ao Campo de Provas de Lommel, na Bélgica, para os estudantes testarem a dirigibilidade, funcionalidade e resistência do protótipo.

O “Punch One” correrá com outros 29 veículos de 17 países, que terá um percurso de mais de 3.000 km através da Austrália. Ele é o primeiro carro de quatro rodas da equipe com desenho assimétrico, que ajuda a reduzir em 25% a resistência do ar. Além disso, o veículo é 10 kg mais leve que o modelo anterior e possui painéis solares cerca de 50% mais eficientes. Sua velocidade máxima também foi limitada em 125 km/h para otimizar o consumo de energia, item importante em uma corrida de longa duração.