O restaurante CaliBurger de Pasadena, Califórnia (EUA) colocou no seu grupo de funcionários o Flippy, um robô que atua como auxiliar de cozinha para preparar hamburgers.

O robô foi desenvolvido pela Miso Robotis em parceria com a Cali Group, e utiliza câmeras, sensores e um software de inteligência artificial que localiza os ingredientes na cozinha sem recorrentes reprogramações. O Flippy controla a posição dos lanches e as viradas na grelha, controlando a temperatura e o tempo de cozimento, encaminhando o pré-preparo para um humano, que coloca o restante dos ingredientes do lanche.

O Flippy vai aprender com o dia a dia para ir melhorando com o tempo, e pode ser configurado para outras técnicas culinárias (fritar, cortar verduras ou empratar), mas não visa substituir os trabalhadores humanos, mas sim ajudá-los, com o objetivo final de dar mais atenção ao trato com o público. Sempre será preciso um chef humano para provar o resultado final dos pratos.

Se os testes com o Flippy forem positivos, nos próximos dois anos serão implementados braços robóticos em 50 unidades do CaliBurger nos Estados Unidos.

 

 
Via Singularity HubMiso Robotics (pdf)TechCrunch