Fixstars

A empresa japonesa Fixstars anunciou o lançamento de um SSD de 6 TB, a maior capacidade oferecida pela indústria em formato de 2.5 polegadas.

O SSD de 6 TB da Fixstars usa memórias flash NAND MLC fabricadas em processos de 15 nanômetros, e oferece um desempenho de transferência de dados de 540/520 Mbytes por segundo (modos leitura/gravação). A unidade tem uma espessura de 9.5 mm, o que o impede de ser utilizado nos ultrabooks.

De qualquer forma, ele é um modelo mais focado aos desktops, e apesar dos portáteis receberem o maior foco dos lançamentos em SSD como padrão de armazenamento, o seu uso em PCs é uma questão de tempo conforme o preço desses periféricos é reduzido em todo o planeta.

Até o momento, a combinação de SSDs com discos rígidos são a melhor opção, mas no futuro, os discos sólidos serão a escolha a ser feita. Por enquanto, a capacidade limitante atrapalha esse processo, mas com 6 TB, temos armazenamento mais que suficiente para qualquer equipamento.

O grande obstáculo fica sendo o preço. A Fixstars não revelou os valores, mas certamente será muito caro. Ainda estão disponíveis as variantes com 1 TB e 3 TB.

Via Fixstars