A Mozilla anunciou hoje (25) na Mobile World Congress 2013 que o Firefox OS terá a sua própria loja de aplicativos, que poderão ser pagos pelas operadoras móveis, se diferenciando das estratégias adotadas por Apple e Google, que se encarregam de administrar os pagamentos recebidos pelos aplicativos comprados pelos usuários.

Os softwares serão divididos entre as principais categorias de consumo dos usuários (jogos, notícias e multimídia), e os primeiros nomes citados para fornecimento de conteúdos são EA, Disney, Facebook e Twitter. O segmento de aplicativos para dispositivos móveis é hoje um dos mais valorizados do mercado de tecnologia, e é um ponto importante para qualquer sistema operacional de sucesso.

Hoje também foi anunciado que a expansão comercial dos primeiros smartphones com Firefox OS começa pela América do Sul, e depois, segue pela Ásia, Europa e Estados Unidos. Algo que já estava previamente confirmado na Campus Party Brasil 2013, mas recebeu um ar de oficial com o anúncio na Mobile World Congress 2013. Os primeiros mercados que vão receber os smartphones com o sistema  são (pela ordem): Brasil, Colômbia, Hungria, México, Montenegro, Sérvia, Polônia, Espanha e Venezuela.

A Mozilla já trabalha com fabricantes como LG, Alcatel, Huawei e ZTE para oferecer os primeiros dispositivos com o novos sistema. Todos os modelos devem contar com o processador Qualcomm Snapdragon.

Via Engadget