samsung-firefox-os.jpg

O CEO da Mozilla, Gary Kovacs, informou que o sistema operacional móvel da empresa, o Firefox OS, será lançado oficialmente no mês de junho, em cinco países. O anúncio aconteceu durante o evento da All Things D, onde o executivo confirmou que os primeiros smartphones com o sistema operacional desembarcarão até o final do primeiro semestre de 2013 na Venezuela, Polônia, Portugal, Espanha e Brasil. Até o final do ano, mais 11 países (pelo menos) vão receber os smarts com Firefox OS.

Kovacs ainda afirmou que pretende trazer o Firefox OS para os Estados Unidos em 2014, e que não está focado nos grandes mercados ainda porque os primeiros dispositivos com o seu sistema são modelos de entrada, e entende que os mesmos não devem fazer sucesso em mercados cuja a maioria dos usuários estão mais interessados em modelos top de linha. O executivo acredita que, pelo menos no começo, eles precisam se focar nos mercados emergentes.

No momento, Alcatel, Huawei, LG, ZTE e Sony já estão confirmados como fabricantes que desenvolverão smartphones com o Firefox OS. Todos os modelos devem usar o processador Qualcomm Snapdragon. Kovacs também informou que já conta com uma boa seleção de grandes aplicativos disponíveis em seu ecossistema, como Facebook, Twitter, EA Games, entre outros.

Via AllThingsD, SlashGear