A Mozilla lançou oficialmente o Firefox 17, uma atualização do seu popular navegador de internet, sendo esta a versão estável mais recente. O seu download está disponível para todos em sua página oficial, e se você já seja um usuário do Firefox de longa data, o navegador deve ser atualizado automaticamente na próxima vez que você o iniciar.

A principal característica que destacamos nesta versão está no bloqueio automático de plugins vulneráveis. A Mozilla se concentrou muito no quesito segurança dessa vez. Com a sua nova função click-to-play, o navegador é capaz de parar a execução de plugins considerados inseguros, ou que ficaram muito tempo sem atualização, como por exemplo no caso das versões mais antigas do Adobe Flash ou do Adobe Reader. Caso o bloqueio seja efetivo, o navegador mostrará ao usuário um alerta, solicitando a atualização, e se o usuário decidir atualizar o plugin mais tarde, poderá executá-lo sem maiores problemas.

A nova Social API agora inclui compatibilidade com o Facebook Messenger, o que permite que o internauta converse via chat com os seus contatos do Facebook enquanto navegam pela internet, através de uma janela que fica aberta do lado direito do navegador. Para os desenvolvedores, novas funções foram adicionadas, onde se destacam o editor “ao vivo” de código HTML. Além disso, um novo painel para edição de DOM em tempo real foi adicionado, eo console web foi atualizado, com uma melhora na ferramenta de depuração.

Um aviso para os usuários de computadores Apple: o Firefox 17 não terá suporte ao Mac OS X 10.5 Leopard, e possui compatibilidade com o centro de notificações do Mac OS X 10.8. O Firefox 17 também está disponível para PC e Linux.

Clique aqui para fazer o download do Firefox 17.