650_1000_nissan-glow-in-dark-leaf

A tendência agora é fazer objetos brilharem no escuro, com o objetivo de reduzir custos de iluminação. Já vimos projetos de estradas com linhas iluminadas, ou ciclovias com pedras que brilham. Mas o denominador comum desses projetos está na Holanda, com a pintura especial orgânica, que foi aplicada em um carro, que fica iluminado na escuridão da estrada.

A Nissan está por trás do projeto, com o seu carro ecológico Leaf, revestido com essa pintura especial, fazendo com que sua carroceria brilhe de forma independente, e sem a necessidade de energia, seguindo a filosofia de baixo consumo energético e baixa emissão de elementos da atmosfera.

A pintura utilizada é uma mescla de materiais orgânicos e aluminato de estrôncio, que não possuem cheiro e são 100% biodegradáveis. Tais elementos absorvem os raios UV da luz solar durante o dia, para que ao cair da noite ele brilhe entre 8 e 10 horas sem a necessidade de outro tipo de energia.

650_1000_nissan-glow-in-dark-leaf-01

A pintura é capaz de permanecer no carro por até 25 anos, mantendo o mesmo efeito. Porém, isso tudo ainda é um projeto sem planos comerciais, já que a ideia é criar a consciência sobre o uso de energias renováveis.

A ideia é excelente. Ter um carro que brilha de forma independente em estradas pouco iluminadas pode ajudar a reduzir acidentes, além de ser um excelente aditivo para quem busca ter algo especial em seu carro. Não duvido que no futuro uma proposta similar apareça, ou que ao menos adesivos com essa combinação serão comercializados.