1 GB de RAM

 

Os próprios fabricantes parecem ter FINALMENTE se tocado que não dá para o usuário ser feliz com smartphones com apenas 1 GB de RAM, e basicamente mataram essa opção como válida para seus respectivos portfólios de produtos.

Com telas maiores e novas tecnologias, os fabricantes precisam dotar os dispositivos de maior potência. Os modelos com mais RAM ainda não são os mais vendidos do mercado, mas estão a caminho disso.

 

 

Uma tendência

 

 

Durante o último trimestre de 2016, a média de RAM dos smartphones no mercado estava na faixa de 3 GB de RAM, contrastando com os 1 GB de RAM do mesmo período do ano passado. Nesse grupo dos 3 GB, estavam fabricantes como Oppo e Vivo impulsionando as marcas.

O aumento de RAM é uma tendência entre os fabricantes, mas por enquanto não é na mesma proporção nas vendas para o mercado. A média global de dispositivos vendidos no final de 2016 foi de 2.4 GB.

Porém, as vendas de dispositivos com mais de 4 GB de RAM aumentou em incríveis 5000%, e no último trimestre de 2016 representou 60% das vendas de dispositivos na faixa de preços entre US$ 300 e US$ 399. Ou seja, os usuários estão optando por configurações com mais RAM, e em 2017 essa tendência de escolha deve ser ainda mais forte.

Outro fator que pode influir nessa tendência será a incorporação desse tipo de configurações nos modelos top de linha dos principais fabricantes.

 

Via LinkedIn