edward-snowden

A vida de Edward Snowden, consultor de tecnologia que tornou públicos os documentos secretos da NSA, revelando alguns podres do governo dos Estados Unidos, chegará aos cinemas norte-americanos no dia 16 de setembro, através do filme Snowden.

O longa é protagonizado por Joseph Gordon-Levitt e dirigido por Oliver Stone, e teve o seu primeiro trailer apresentado hoje (27). Agora podemos ter uma boa ideia do que vamos encontrar no filme, e o preview serve para nos fazer pensar que vamos receber uma proposta que realmente pode nos aproximar da vida de Snowden, desde o momento em que ele entra na CIA até o momento que ele decide revelar ao mundo todas as atividades de espionagem realizadas pela NSA, com a bênção do governo norte-americano.

Edward Snowden se tornou uma das personalidades mais importantes da história do mundo da tecnologia. Seus vazamentos resultaram em uma grande discussão sobre a segurança da informação, e sobre o quanto as instituições governamentais sabem a nosso respeito sem a gente saber, ou sem o nosso consentimento, em nome da segurança nacional.

Recentemente, vimos como o governo dos Estados Unidos queria obrigar a Apple a quebrar a segurança de um iPhone de um dos envolvidos em um ataque terrorista, e este é apenas um dos casos mais midiáticos desse duelo sem precedentes entre o direito à privacidade e a segurança de inocentes. As revelações de Snowden escancararam o modo de proceder das instituições governamentais, e iniciou uma grande reflexão sobre o quanto podemos confiar no governo, ou até que ponto devemos abrir mão dessa privacidade.

Trailer do filme Snowden a seguir.

 

Via SpinOff.com.br