sms

 

Feliz Natal.

Essas serão as palavras mais compartilhadas hoje, independente da plataforma escolhida.

Há alguns anos, a maneira de desejar Feliz Natal para as pessoas era por SMS (e a gente pagava por isso).

E Feliz Natal foi o texto da primeira mensagem SMS enviada na história. Por Neil Papworth, em 1992.

 

A festa de Natal da Vodafone de 3 de dezembro de 1992

 

 

Neil enviou a mensagem na sua bancada de trabalho na Sema Group Teleoms, e para ele aquilo era mais uma tarefa dentro de um dia qualquer de trabalho. Mas para a história das telecomunicações, é um marco importante.

Papworth começou a trabalhar na Sema em 1991. No dia 3 de dezembro de 1992, sua tarefa era acudir uma das sedes da Vodafone UK, cliente da empresa, para instalar e configurar um software para o envio de mensagens de texto curtas.

Para o teste, escolheu um diretor que estava em uma festa de Natal da Vodafone no mesmo prédio.

E assim, “Merry Christmas”se transformou no primeiro SMS enviado da história. Quase sem querer.

O teste foi feito dentro do então recente padrão GSM, que permite o envio dessas mensagens de texto que depois se transformaram em um fenômeno assombroso.

Papworth jamais recebeu a resposta da mensagem, pois na época só era possível enviar mensagens a partir de computadores. Nada de celulares. Ele só entendeu que o teste deu certo por conta da resposta automática do sistema.

A mensagem chegou ao celular do executivo, que compreendeu o potencial daquela funcionalidade.

 

…e então, veio a Nokia, e…

 

 

A Vodafone testava modos de uso das mensagens de texto. O SMS não era algo novo. Existe desde o início do padrão GSM em 1984. Mas era destinado quase exclusivamente ao envio simples e direto de mensagens do operador para terminais fixos dos usuários.

Porém, o usuário ainda não podia responder. Faltava um elemento mais inserido na rede de telefonia móvel da época, o SMSC (centro de serviço de mensagens curtas). As gigantes do setor na época, incluindo a Nokia, desenvolveram um sistema que permitia a comunicação em duas vias.

 

Passaram do padrão MT-SM (Mobile Terminated-Short Message), onde as mensagens só chegavam ao dispositivo do usuário, para o MO-SM (Mobile Originated), que tinha a base para que o usuário pudesse responder.

Até que veio a Nokia com o seu celular Nokia 2010.

 

 

O passo para um sistema de mensagens entre usuários, inclusive de diferentes operadoras, era algo imediato. O SMSC armazenava as mensagens enviadas por cada cliente, permitindo a conexão e determinando o estado do destinatário dentro da rede GSM.

Em 1993, a Suécia implantou o primeiro sistema com resposta, seguido pelos Estados Unidos e Noruega. Os serviços eram usados para notificações de mensagens de voz.

Mas só com a chegada do Nokia 2010 em janeiro de 1994 começamos a ter um sistema de envio de mensagens pelo celular. Este é considerado o primeiro celular onde era possível escrever e enviar mensagens via SMS.

E ele foi o começo de tudo.

 

Feliz Natal.