fast-netflix

A alguns dias, foi descoberto que a Netflix tinha registrado um domínio e uma nova marca, conhecida como ‘Fast’. De acordo com os documentos do escritório de patentes dos Estados Unidos, a marca estaria focada em ‘prover um site web com software não descarregável para os testes e análise da velocidade da conexão à internet de um usuário’.

Pois bem, o Fast.com é uma nova ferramenta web criada pela Netflix, e serve para conhecer a velocidade de conexão do nosso provedor de serviços de internet, oferecendo um método simples e sem ruído para o usuário que só quer medir a qualidade de sua conexão. Algo essencial para poder usufruir do serviço de streaming sem cortes.

Não confunda o Fast.com com o índice de velocidade ISP da Netflix, que mede a velocidade média mensal e real dos provedores durante as horas de maior audiência da plataforma. O Fast é pensado no usuário comum, que só quer saber qual é a velocidade de sua conexão naquele momento.

fast-netflix-02

Para realizar a medição, o Fast.com faz vários downloads a partir dos servidores da Netflix para comprovar a velocidade de download que temos naquele momento, algo muito similar ao funcionamento de vários medidores de velocidade disponíveis em sites e aplicativos móveis.

A grande diferença do Fast.com para outros serviços é que a ferramenta da Neflix só mostra a velocidade de download, nada de Ping, velocidade de upload, latência ou outro dado. O objetivo aqui é ter uma ferramenta simples para todos os usuários, e não um programa de diagnóstico complexo. Para os mais avançados, há um link para o SpeedTest.net, onde é possível obter números detalhados.

fast-netflix-03

O Fast.com é simples, rápido e sem publicidade, com uma interface limpa, que funciona em desktops e smartphones, em qualquer parte do planeta. Pode oferecer em segundos a qualidade da conexão disponível e, se necessário, contactar o provedor de internet para detectar os motivos pelos quais não recebemos a velocidade contratada.

 

Para conhecer melhor o serviço, acesse: Fast.com.