internet

 

Segundo os dados do StatCounter, o Android está prestes a superar o Windows como o sistema operacional mais utilizado para acesso à internet no planeta.

A era da mobilidade é a responsável por tais mudanças, e o fim do domínio do Windows no mundo conectado está próximo. O feito é considerável porque em 2012, o Windows monopolizava 82% da cota nessa estatística, que é importante para os mercados das buscas, publicidade e qualquer outra coisa que envolve a internet, que hoje abraça tudo.

É uma tendência irreversível. Em outubro de 2016, o total de dispositivos móveis com acesso à internet superou os notebooks e desktops, criando um ponto de inflexão. E a vantagem hoje mantida pelo Windows sobre o Android não vai se sustentar por mais tempo.

 

 

O Windows venceu a guerra dos desktops, mas o campo de batalha mudou. Ter 90% de cota do mercado de computadores não quer dizer muita coisa quando este segmento acumula quedas nas vendas nos últimos cinco anos, algo que deve se manter pelos próximos cinco anos.

Por outro lado, as vendas de smartphones não param de aumentar, mesmo com desaceleração nessas vendas. O Android domina com folga o segmento (83%), e somado com o fracasso do Windows Phone/Mobile, temos aqui todas as plausíveis explicações para o cenário atual.

Uma coisa é certa: é mais uma era que chega ao fim.

 

Via StatCounter