Se você está pensando em entrar na onda do Bad Piggies, o novo jogo da Rovio, empresa criadora da série Angry Birds, tenha a certeza de você ter instalado o aplicativo verdadeiro, disponível na Google Chrome Web Store. Aproximadamente 82 mil usuários do navegador do Google foram infectados com um adware, que instala um plugin no navegador, que por sua vez acaba exibindo propagandas de forma involuntária quando você visita sites muito populares.

Como o sistema de verificação de aplicativos do Google é, digamos, “pouco eficiente”, diversos aplicativos “alternativos” são adicionados em sua loja, sem nenhum tipo de critério ou verificação de sua veracidade. E isso cria efeitos colaterais indesejados, principalmente os aplicativos que não são aplicativos, ou aqueles programas que não servem para nada. Nesse caso em específico, os Bad Piggies “fakes” podem causar danos indesejados ao navegador, como adicionar plugins e códigos maliciosos no software, afetando outros recursos do sistema.

Além disso, esses programas também podem dar ao aplicativo uma permissão para acessar os seus dados em todos os sites que você visitar. Alguns aplicativos ditos oficiais também fazem isso, mas normalmente pedem autorização para você.

A empresa de segurança online Barracuda Networks descobriu o aplicativo falso, e divulgou em seu site um comunicado sobre a situação. Eles sugerem aos usuários que foram afetados pelo aplicativo falso que eles  desinstalem o aplicativo imediatamente, e mude todas as suas senhas cadastradas no navegador. Felizmente, o plugin não causa muitos danos, mas é fato que os dados pessoais de mais de 82 mil usuários do Google Chrome foram afetados.

A Barracuda Networks também descobriu que alguns dos plugins apontam para o endereço www.playook.info, que é uma desenvolvedora de jogos em flash “grátis”, mas a empresa informa que nenhuma das referências buscadas na internet apontam para uma desenvolvedora de jogos, tornando o site suspeito.

Resumindo: se você realmente quer jogar o verdadeiro Bad Piggies, clique aqui.

Via PocketGamer, SlashGear