Samsung-Galaxy-S3-white-blue.jpg

Para aqueles que afirmam que a Samsung imita a Apple em tudo, esse post é mais um forte argumento a favor dessa teoria. Uma falha foi descoberta no Galaxy S III, que permite que qualquer pessoa consiga simplesmente pular a tela de bloqueio do smartphone para assim utilizar o dispositivo, sem qualquer tipo de dificuldade. Tal como aconteceu com uma falha recente no iOS 6.

As telas de bloqueio existem para impedir o acesso aos conteúdos em um dispositivo para usuários não autorizados. Esse é um conceito simples de se compreender, e amplamente utilizado no mundo da telefonia móvel. Porém, por algum motivo que nesse exato momento eu simplesmente desconheço qual seja, ele ainda resulta dores de cabeça. A própria Samsung foi vítima recente de problema semelhante no Galaxy Note II, e agora, o Galaxy S III tem esse mesmo problema descoberto.

O bug pode ser descoberto se o usuário pressionar o botão de chamada de emergência na tela de bloqueio, e depois acessar a lista de contatos de emergências. Uma vez feito isso, é necessário tocar no botão de início, e rapidamente, ligar no botão de liga/desliga do smartphone. Isso faz com que a tela de bloqueio seja liberada, permitindo assim a manipulação completa do dispositivo.

E não é só isso: com o procedimento, a tela de bloqueio fica desativada de forma permanente, mesmo que o usuário reinicialize o celular. A boa notícia (se é que ela existe, com tal falha de segurança), é que o procedimento parece simples na teoria, mas na prática, a sequência é um tanto quanto complexa.

Até onde foi possível saber, o procedimento necessita de algumas tentativas para ser concretizado com sucesso, e não funciona em dispositivos que ainda contam com o Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich. Em todas as tentativas feitas, ele só funcionou com o Android 4.1.2 Jelly Bean, e mesmo assim, depois de muitas tentativas da sequência de botões a serem acionados.

Obviamente, essa relativa dificuldade não quer dizer que sua existência possa ser ignorada, de forma que a Samsung já avisa que está trabalhando em um pacote de correção para solucionar o problema nos “dispositivos Galaxy afetados” (sem entrar em detalhes sobre o que eles quiseram dizer com isso). A Samsung alega que são vários os dispositivos afetados (para mim, mais de dois são vários), de modo que se o seu Galaxy S III receber uma atualização do nada, você já sabe o que isso significa.

 

Via SlashGear